"E Abigail se apressou, e se levantou..." (I Samuel 25:42a)

3 de jun. de 2013

Além da Beleza Física.

A sociedade contemporânea supervaloriza o exterior. Vivemos a ditadura da beleza, a idolatria do corpo. As academias se multiplicam. O Brasil é campeão mundial em cirurgias plásticas. somos deslumbrados com a aparência. Tentamos de todas as formas driblar as marcas da velhice e apagar as evidências indisfarçáveis do tempo. Gastamos rios de dinheiro para nos alimentarmos com o elixir da juventude. Manter a forma é uma coisa salutar; não aceitar as marcas do tempo é uma insensatez. A mulher virtuosa cuidava da saúde: ... seus braços são fortes e vigorosos (Pv. 31:17,NVI). A mulher virtuosa cuidava do seu interior: Reveste-se de força e dignidade... (Pv.31:25,NVI). A mulher virtuosa não fazia da sua beleza física o alicerce de sua vida: A beleza é enganosa, e a formosura é passageira... (Pv. 31:30,NVI).
A beleza exterior sem beleza interior, é como colocar uma jóia no focinho de um porco. a beleza exterior sem um espírito manso e tranquilo não passa de futilidade. É casca sem cerne. É verniz de madeira cheia de cupim. A beleza física é enganosa, porque ninguém é feliz apenas por ser belo nem faz outra pessoa feliz apenas pela sua performance física. A formosura é passageira, porque o tempo é implacável. Vai esculpindo em nossas faces rugas indisfarçáveis. Nossas mãos ficam descaídas; nossos joelhos, trôpegos; e nossos olhos, embaçados. Dizem os entendidos que cada fio de cabelo branco que brota em nossa cabeça, é a morte nos chamando para um duelo.
As pessoas que fazem da beleza física e da formosura a razão da sua existência desesperam-se com a chegada da fase outonal da vida. Quem investiu apenas em cosméticos sem cuidar do coração chega à velhice com um enorme vazio existencial. Quem fez da vida uma passarela para sua vaidade, ostentando apenas roupas de grife e jóias caras, chega ao fim da vida como o personagem Peer Gynt, de Henrik Ibsen: sua vida é como uma cebola.... só casca!

Postagem em Destaque

Ele precisa ser INCRÍVEL!!